O que significa o fumo que sai do tubo de escape?

O sistema de escape tem como função contribuir para a redução da emissão de gases nocivos para o meio ambiente, assim como uma função importantíssima no que diz respeito à manutenção do próprio veículo. Um sistema de escape eficaz, e a funcionar a 100%, contribui para uma drástica descida de custos no que diz respeito a combustível. 

Ao longo dos tempos, o sistema de escape tem vindo a sofrer alterações e com a aplicação das novas tecnologias, existe uma maior fiabilidade da sua utilização. 

Funcionamento do tubo de escape: 

É frequente que os nossos veículos no enviem sinais de que existe algo a funcionar de forma incorreta nos seus sistemas. No caso do tubo de escape, essa comunicação passa pela emissão de fumos e gases. Nem sempre esta comunicação passa pelo painel de instrumentos do automóvel acionando as luzes de advertência, mas caso se verifique a emissão anormal de fumos, este não é um bom sinal. Esta emissão indica-nos que algo deixou de funcionar corretamente, ou que existe alguma anomalia superior. 

Emissão de fumos com diferentes cores:

Sempre que o seu veículo emitir uma quantidade de fumo superior ao expectável é caso para se alarmar e recorrer a um especialista. No entanto, é importante averiguar qual o tipo de fumo que sai do escape da sua viatura, de forma a pré-avaliar quais os danos que este sofreu. São possíveis três tipos de emissões: fumo azul, fumo branco e fumo negro.

Fumo azul

A presença deste tipo de fumo indica que o motor do veículo está a queimar óleo. Nestes casos, esta emissão é também acompanhada por fortes odores bastante desagradáveis. Geralmente, o que ocorre nestes casos é o facto das vedações da guia da válvula ou os anéis do pistão estarem desgastados. Dessa forma acaba por perder óleo, que entra na câmara de combustão. nesta é misturado e queimado, juntamente com o combustível. Este tipo de anomalia requer uma avaliação por parte da equipa da sua oficina, com alguma brevidade. Caso não o faça, problemas mais graves e dispendiosos poderão surgir.

Fumo branco

A emissão de fumo branco é a indicação de uma anomalia grave no veículo, pelo que este deveria ser encaminhado, imediatamente, para a oficina. No caso deste sair em pequenas quantidades e com pouca espessura, poderá ser apenas algo devido à condensação no tubo. No entanto, caso o fumo seja denso e grosso, o problema apresenta uma gravidade bastante superior. Este poderá estar a queimar o líquido de refrigeração do motor ou até haver algum tipo de fenda no bloco do motor ou uma anomalia na junta da cabeça. 

Fumo negro

As causas da emissão de fumo negro são bastante variadas, no entanto, a mais comum é o facto do motor estar a queimar demasiado combustível. Nestes casos, o excesso de combustível queimado é transformado em fumo negro e emitido através do tubo de escape. Por norma, a anomalia trata-se de uma deficiência no filtro de ar do motor, numa vela de ignição ou até mesmo uma falha nos injetores. Apesar de, geralmente, se tratar de uma problema pouco grave, é importante que este seja reparado o quanto antes, de forma a que este não se transforme num de maiores dimensões. Além disso, estamos a gastar muito mais dinheiro em combustível e a poluir bastante mais o ambiente.

Caso verifique que o seu veículo está a fazer emissões anormais de fumos através do escape, deve levá-lo à sua oficina de eleição, para que este seja avaliado e as suas anomalias corrigidas. 

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