O sistema de escape é o principal responsável pelo desempenho do seu veículo. É através deste sistema que é feita a avaliação de gases presentes no motor, resultantes do processo de combustão de combustível fóssil, seja ela gasolina ou diesel. Neste sentido, os consumos do veículo estão diretamente ligados ao desempenho do sistema de escape.
Sistema de escape:
O sistema de escape é responsável por diversas tarefas e funcionalidades vitais para o motor de veículo. Para além de permitir a saída dos gases derivados ao processo de combustão, permite ainda reduzir o impacto dos mesmos no meio ambiente. Através deste sistema é possível reduzir a poluição atmosférica na medida em que transforma os produtos resultantes da combustão, em gases menos tóxicos para o meio ambiente. Além destes fatores permite ainda reduzir a emissão de ruídos prejudiciais e garante também a máxima eficiência no que diz respeito ao desempenho do motor do veículo.
Componentes e funcionalidades:
Este é um sistema complexo e composto por vários componentes. No entanto, as principais partes são cinco:
- Colector de escape – através deste componente é possível recolher os gases que saem pelo motor;
- Catalisador – é o principal responsável pela diminuição da quantidade de gases poluentes que são emitidos para a atmosfera;
- Sonda lambda – esta é parte integrante do catalisador e tem como principal função a de regulamentar o fornecimento de ar e de combustível do motor;
- Silenciador intermediário – esta componente permite diminuir os níveis de ruído emitidos. Tem ainda a função de transporte dos gases, para o silenciador traseiro;
- Silenciador traseiro – este silenciador desempenha o papel de amortecimento do nível de ruído provocado pelos gases que saem, na reta final de todo o processo, para a atmosfera.
Sinais de alerta:
O sistema de escape, apesar da sua importância e complexidade no funcionamento do veículo, é simples compreender o impacto direto que este tem no desempenho do seu veículo.
Caso o sistema não esteja a funcionar de forma correta, onde todas as suas peças e componentes estão a desempenhar em pleno as suas funções, o desempenho do seu carro é fortemente afetado.
- Aumento do consumo de combustível fóssil;
- Aumento de poluição sonora;
- Saída de fumos tóxicos para o meio ambiente;
- Aumento do ruído;
- Diminuição do desempenho do veículo.
Estes aspectos indicam que algo de errado se passa com o seu veículo, nomeadamente com o sistema de escape. Como tal, deve visitar o mecânico do seu carro , de forma a que este possa avaliar qual a gravidade da situação e proceder à troca de peças no seu veículo. Pode também estar na altura de substituir todo o sistema de escape.