Fumo preto no escape da mota? E agora?

O fumo que é libertado pelo tubo de escape ajuda a identificar possíveis problemas com um veículo e caso o fumo seja diferente do habitual é fundamental que encontre ajuda especializada para investigar e corrigir possíveis avarias. Quanto mais rápido for reparada a avaria melhor será para o veículo.

Fique a saber mais sobre os tipos de cor que podem sair do seu veículo e as possíveis avarias que podem aparecer.

O fumo preto é mau sinal?

Quando a sua mota está a deitar fumo preto pelo tubo de escape não será bom sinal. Existem diferentes causas para sair fumo negro da sua mota, contudo a mais comum é porque o motor está a queimar mais combustível do que aquilo que é suposto. Quando isto acontece o excesso de combustível é modificado para fumo negro.

Esta anomalia no veículo significa que existe uma falha numa vela de ignição, filtro de ar ou falha nos injetores da mota.

Este problema na mota deve ser reparado para que não cause danos maiores. Quanto mais rápido arranjar o problema melhor será, uma vez que gasta mais combustível e polui mais o ambiente.

 

Causas do fumo preto

Carburador desrugulado

Atualmente, as motas mais recentes têm um sistema de injeção eletrónica. No entanto, caso as motas ainda tenham um carburador é necessário que o mesmo esteja regulado. Caso isso não aconteça é normal que o fumo que sai do tubo de escape saia preto. O carburador é o responsável pela dosagem do combustível.

Problemas na Unidade de Controle Eletrónico

 Nos motores eletrónicos, a unidade de controlo eletrónico é responsável por determinar a quantidade de combustível que sai do veículo. Para determinar esta quantidade são usados uns sensores de informação para que não haja desperdício de combustível. No entanto, caso ocorra uma falha em algum desses sensores pode ocorrer que o fumo saia preto do veículo.

Sensores de pressão

Os sensores de pressão ou fluxo de ar estabelecem a quantidade de ar no coletor de admissão. Caso esse sensor indique uma pressão ou fluxo de ar pode acontecer que o veículo esteja a usar mais combustível do que realmente precisa.

Sonda Lambda

 Este é um sensor responsável por medir a concentração de oxigénio nos gases que vêm da combustão. A concentração de oxigéio nos gases do tubo de escape ajuda a determinar se o combustível está a ser usado na medida certa.

A Sonda Lambda pode advir de combustível contaminado (excesso de chumbo) ou carbonização da sonda.

Sensores de temperatura do motor

 Este sensor ajuda a unidade de controle eletrónico a determinar a temperatura do motor. Quando o motor do veículo está com uma temperatura mais baixa que o pretendido, esta unidade vai fazer com que seja libertado mais combustível do que o normal.

Se os sensores de temperatura do motor falharem, podem dar origem ao motor estar sempre frio e será usado combustível em excesso.

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