Como o Covid-19 pode prejudicar o motor diesel do seu carro?
A pandemia do COVID-19 que estamos a viver, está a alterar de forma profunda os hábitos das pessoas e da forma como estão a utilizar as suas viaturas. Passaram a fazer viagens mais espaçadas no tempo e especialmente mais curtas. O que acontece é que para as viaturas com motor a diesel esta é uma péssima noticia que poderá fezê-lo entrar em despesas. Saiba como evitá-las.
Este tempo conturbado que vivemos de emergência de saúde pública, obriga as pessoas a estar em casa e, em vez de fazer umas escapadinhas ao fim de semana, ou actividades de lazer, existe agora limitações de deslocação apertadas. Idas para trabalho e volta, supermercados, farmácias e pouco mais passou a ser a rotina. Esta contenção motivada pela necessidade de impedir o aumento exponencial do número de infetados de coronavírus, além de estar a fazer mal ao equilíbrio e hábitos dos cidadãos, está a fazer também mal aos motores a gasóleo dos carros.
Em 2009, entrou em vigor a norma Euro 5, que passou a obrigar os modelos à venda em solo europeu de montar filtros de partículas. Este filtro, montado no sistema de escape, localizado próximo do motor, tem a função de apanhar os fumos negros e a fuligem, uma característica típica nos motores quando queimam gasóleo. E embora existam partículas visíveis e invisíveis, são as que não vemos que fazem pior à saúde.
Os filtros de partículas, têm uma capacidade de armazenamento da sujidade produzida pelo motor limitada, sendo que a cada 400 a 500 km (em ciclos normais de utilização da viatura, utilização em cidade e estrada) necessitam de ser limpos, ou regenerados.
Limpeza dos Filtros de Partículas
Os filtros de partículas fazem uma auto-limpeza ou auto-regeneração de forma automática, sem a necessária intervenção do condutor (chamada regeneração passiva). Esta tarefa automática é feita aproximadamente a meio da sua capacidade. O sistema aproveita um período em que o veículo circule em estrada ou auto-estrada, a velocidades mínimas de 80 km/h e durante 45 minutos a 1 hora. Esta acção resulta em função da verificada temperatura do escape e filtro, que procedem à incineração das partículas armazenadas no seu interior.
Quando não existe a regeneração passiva, o sistema recorre ao segundo tipo, a regeneração activa. Ao recorrer à regeneração activa, o motor irá injectar mais gasóleo de forma a incrementar a temperatura no filtro de partículas, conseguindo dessa forma destruir as partículas armazenadas. Neste segundo sistema também é necessário que o veículo esteja em movimento, num mínimo de 15 minutos em estrada em estrada e a uma velocidade de 65 km/h. Este sistema torna-se é mais evidente para o condutor mais atento se conduzir de janelas abertas, que irá notar o contra rotações mais elevado, as ventoinhas de arrefecimento do motor a funcionar. Também é possível que sinta um cheiro característico e algo desagradável, e em seguida ver uma poeira quente a sair do escape.
Mas qual é o problema entre o Covid-19 e o filtro de partículas do seu carro?
Deslocações curtas do seu carro em virtude das limitações de deslocações impostas pelo estado de emergência, interferem com o funcionamento do filtro de partículas da sua viatura de duas forma e nenhuma é positiva:
O motor nunca chega a atingir a temperatura ideal, produzindo mais foligem do que quando está a rodar a quente, fazendo com que os intervalos entre regenerações passe de 400/500 km para aproximadamente 200 km ou menos.
As pequenas viagens, fazem com que o motor nunca atinja a temperatura ideal, nem permire as condições ideais de regeneração nem passiva nem activa. Até as pode começar mas nunca as chega a concluir, não desfazendo os resíduos acumulados no interior dos filtros. Como consequência, o filtro irá ficar cheio , começando a obtruir a passagem de gases de escape.
O filtro se ficar obstruído o que acontece?
Se bloquear o sistema de escape a consequência será similar a tapar a admissão do ar. As consequências serão: o motor irá começar a trabalhar cada vez pior, acabando por parar. Depois terá o transtorno do reboque para a oficina e a decisão do mecânico se vale a pela a reparação ou um filtro de substituição. Se a primeira opção é dispendiosa a segunda ainda é mais (podendo os valores chegar a vários milhares de euros).
Ao contrário de vários países da Europa, como por exemplo a Inglaterra, que proíbe as viaturas de circular sem filtro, em Portugal, a regulamentação vigente não prevê a confirmação da presença e do bom funcionamento do filtro de partículas por parte dos centros de inspecção periódica. Muitas oficinas no mercado sugerem, anular a ação do filtro de partículas, esburacando-o por dentro para que o ar possa passar livremente e deixam tudo impecável por fora, enganando desta forma os técnicos durante as inspecções.
O que fazer para minimizar ou evitar entupir o filtro.
Usar o tipo de óleo indicado para o carro e especialmente ousar o lubrificante recomendado para um motor diesel com filtro de partículas. Nas embalagens está em destaque “óleo para motor com filtro de partículas”. Este tipo de lubrificantes do tipo SAPS, significa terem reduzidas quantidades de enxofre, cinzas sulfatadas e fósforo,
que ajudam a reduzir a produção de partículas responsáveis do entupimento do filtro.
Outra sugestão é, tentar dar uma volta um pouco maior de forma a permitir que o veículo possa aquecer e realizar a regeneração, nem que seja apenas uma vez por semana ou quando perceber que o sistema está a tentar realizar uma regeneração activa e não está a conseguir fazê-lo. Poderá fazer compras a um supermercado um pouco mais longe, de preferência circular em locais com pouco trânsito para evitar o pára-arranca.
Outra alternativa é andar em 4ª ou 5ª velocidade, em vez de 6ª, para circular com o motor numa rotação maior , aumentando a temperatura do motor e dos gases de escape. Isto porque alguns sistemas de gestão do veículo não estão preparados para reconhecerem a mudança que está engrenada. Nota: É aconselhável falar com a marca ou com o seu mecânico de referência a solicitar esclarecimentos, antes de recorrer a esta última solução.