É realmente importante a Sonda Lambda numa viatura?
Sim, porque têm uma importante função na recolha e transmissão de dados, para se obter a mistura ideal entre combustível e comburente.
Os motores a combustão para obter a necessária explosão interna para o seu funcionamento, necessitam de dois elementos: combustível e oxigénio.
Depois tem de se encontrar a correlação ideal entre o combustível e o carburante. Para que se consiga obter os melhores resultados as sondas lambda são muito importante.
Mostramos neste artigos o que fazem, onde se posiciona e a importância que têm estas sondas.
Mas o que faz a sonda Lambda?
Muitas pessoas conhecem a sonda lambda por sensor de oxigénio. Esta sonda tem a função de controlar e levar informação relevante ao módulo de injeção electrónica. Mede a quantidade de oxigênio que está presente nos gases emitidos pelo motor da viatura.
A sonda tem um sensor que faz a medição de gases, que geram dados que são usados pelo módulo de injeção para que se obtenha a mistura ideal entre gasolina, diesel e o oxigénio, ou o ponto de equivalência.
Na imagem acima, poderá ver que existem duas sondas, a primeira antes, e a segunda depois do catalisador. Desta forma é possível obter informação se o catalisador está a funcionar corretamente e comunica com a unidade de comando.
As variações da quantidade de oxigênio são percepcionadas na tensão gerada pelo sensor. Nos motores a gasolina, a correlação de mistura ar-combustível perfeita é de 14,7 partes de ar para uma de gasolina (14,7:1).
Existem vários elementos que podem influenciar a correlação como: as temperatura, a pressão, a humidade, as características de cada motor (rotação e temperatura de funcionamento).
Assim a sonda obtém a informação da quantidade de oxigênio libertada pelo motor e, comunica à Unidade de Comando Eletrónico (ECU), que por sua vez ajusta o fornecimento de combustível para uma queima é equilibrada.
Posicionamento das Londas Lambda
O posicionamento da primeira sonda lambda é no coletor de escape, entre o motor e o catalisador. Esta sonda irá recolher informações dos gases quentes emitidos pelo motor. Funciona a altas temperaturas (300 – 600 ºC), que transformam o dióxido de zircônio que é utilizado no sensor em condutor de íons de oxigênio. Existem sensores que são aquecidos de forma eletrónica, não dependendo do calor do motor para entrar em funcionamento.
Para mais informações sobre Sondas Lambda, poderá contactar-nos!