Sistemas de Escape
Atualmente os sistemas de escape estão cada vez mais tecnológicos e eficientes. Existem várias marcas no mercado que fabrica sistemas de escape com uma alta qualidade. O tradicional escape como a maioria das pessoas chamem, é na verdade um conjunto de várias peças que em conjuntos têm um propósito: Atender às cada vez mais exigentes normas ambientais, seja no ruído, seja na edição de gases poluentes para a atmosfera.
O sistemas de escape é então composto por vários elementos:
Colector de escape:
O coletor de escape tem a função de recolher os gases que são produzidos pelo motor. Este coletor funciona a uma elevada temperatura e, em caso de rotura, poderá libertar gases para o interior do veículo.
Catalisador:
O catalisador é uma peça obrigatória nos automóveis na Europa e America do Norte. A sua função é diminuir significativamente a quantidade de gases emitidos para a atmosfera.
Filtro de Partículas (FAP):
O filtro de partículas, é obrigatório a sua utilização nos automoveis com motores a diesel em Portugal desde o ano 2000. Esta peça é responsável pela redução da emissão de gases nocivos para a atmosfera. Se por um lado nos automóveis a gasolina resulta em mais CO2 e Hidrocarbonetos, os carros a diesel existem uma libertação de partículas de fuligem cancerígenas. è aconselhável a sua limpeza a cada 100.000Km e, em algumas situações poderá exigir uma substituição prematura, caso os injetores ou o turbo estiverem com falhas e provocarem contaminações.
Sonda Lambda:
A sonda Lambda, tem a função de regular e reportar o fornecimento de ar e combustível do motor, através de um sensor de oxigénio que controla o sistema de combustão a determinar a quantidade de gasolina ótima a injectar.
Silenciadores intermédio e Traseiro:
Os Silenciadores Intermédio e traseiro, têm o objetivo de num processo em duas fases, reduzirem os níveis de ruído emitido pelo motor, assim como contribuem para redução da temperatura e elementos nocivos dos fumos expelidos.
Outros elementos:
O sistema de escape completa-se com as linhas de escape, existindo peças acessórias como: abraçadeiras, suportes de escape, juntas de escape, massa de escape, etc.