Escapes Homologados

Escapes de Automóvel Homologados

Na FPCAT, somos uma empresa especializada em escapes homologados. Damos todo o aconselhamento técnico necessário sobre qual a melhor solução para cada viatura.

Neste artigo falamos sobre os testes, as características e alguns fatores relevantes que envolvem a homologação de um escape ou outros elementos de um sistema de escape.

 

Estes escapes têm de cumprir várias exigências como:

  • São específicos para o veículo para o qual foram homologados.
  • Têm um certificado de homologação, que podem ser solicitados.
  • Todos os produtos têm impresso o número de homologação.
  • São similares, em morfologia, rendimento e eficiência aos produtos originais.
  • Respeitam os vários parâmetros operativos do motor para o qual foram homologados.
  • Oferecem garantia evitando danos no motor em consequência de problemas de contrapressão.

 

Porquê Escolher Escapes Homologados?

A escolha de escapes homologados é uma garantia para o cliente.

As entidades que certificam e homologam escapes, catalisadores ou filtros de partículas, entre outros elementos de um sistema de escape, efetuam um conjunto de teste que são o garante de qualidade e fiabilidade.

Garantia de qualidade de um equipamento original, em factores como: os níveis de ruído ou o rendimento do veículo. Permite ainda obter a máxima potência com o mínimo consumo.

 

Testes de Homologação de um Escape

Existem vários tipos de testes que para se obter um homologação tem de ser cumpridos:

  • Teste do Ruído.
  • Teste do Ruído dinâmico.
  • Teste da Contrapressão.
  • Testes da Adaptabilidade.
  • Teste aos Metais preciosos (especifico nos catalisadores).

 

Utilização de Escapes na União europeia

A Comunidade Europeia (UE), é a região do planeta onde existe no conjunto dos países que a integram regras ambientais mais apertadas.

Na UE, no que respeita à instalação de escapes, catalisadores ou filtros de partículas, é proibida instalação a equipamentos não homologados, de acordo com as directivas europeias 96/20/CEE e 70/157 e com as suas respectivas actualizações.

Esta obrigatoriedade é muito importante na medida em que assegura o máximo de rendimento e eficiência do motor, respeitando exigente testes que melhoram a emissão de gases para o meio ambiente.

 

Características Físicas dos Escapes Homologados

As homologações anteriores a 1993 têm não escape o símbolo, emitido pelo TUV, o organismo de certificação alemão. Esta homologação é válida, na medida em que os vários requisitos técnicos são similares aos  aprovados pela CEE.

Posteriormente a 1993, existem vários requisitos, como exemplo: no escape do automóvel tem que estar escrito o seguinte: E9 103R (regulação 103 das Nações Unidas)  001234 (número de homologação).

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