Porque é importante ter o escape em bom funcionamento?
Normalmente o chamado de escape ou sistema de escape passa despercebido da grande maioria dos condutores. As pessoas muitas vezes só têm atenção ao escape quando este começa a incomodar, com barulho, ou em situações mais extremas quando este se arrasta pelo chão.
Mas, além da performance e consumos da viatura, o escape de é provavelmente a peça ou o conjunto de peças que o formam, o elemento mais importante para podermos ter uma atmosfera mais verde, mais limpa de poluição.
Poluição Atmosférica
Vivemos num planeta com uma poluição atmosférica crescente, e é fundamental que cada um de nós tenha a consciência do grau de poluição que pode causar.
Procuramos neste artigo chamar à atenção das pessoas das consequências que a utilização de um veículo pode provocar à atmosfera. Destacamos alguns dos principais gases que resulta da combustão dos automóveis
Monóxido de carbono (CO):
Este gás sem cor ou cheiro é também associado à hemoglobina, pode provocar dores de cabeça e a diminuição da capacidade respiratória. Em altas concentrações, pode provocar a asfixia, podendo até matar.
Hidrocarbonetos (HC):
Estes gases são compostos orgânicos como metano e benzeno, em grande concentração é cancerígeno. Também ajudam a formar oxidantes como o ozônio (O3), contribuindo para o aquecimento global.
Dióxido de enxofre (SO2):
É o resultado da queima do enxofre, que se encontra em maior concentração nas viaturas a diesel. Este gás reduz a visibilidade, causando também chuvas ácidas, que podem provocar a corrosão de construções, assim como a destruição da vegetação.
Dióxido de carbono (CO2):
Embora não faça mal ao ser humano ( na medida em que é o gás produzido na nossa respiração), é o principal responsável pelo efeito estufa.
Óxidos de nitrogênio (NOx):
Formam oxidantes como o ozônio (O3), que provocam irritação nos olhos e no sistema respiratório. Também contribuem para o efeito estufa.
Material particulado (MP):
Inclui materiais como fuligem, poeira, fumo e todo material suspenso no ar, gerados essencialmente pelos motores a diesel.
A poluição dos Motores a Diesel vs Gasolina
Existem várias diferenças entre os motores a diesel e a gasolina, não só no seu modo de funcionamento, mas também na intensidade de poluição que produzem.
Nas viaturas com motores a diesel, a combustão processa-se por compressão, no seu funcionamento são emitidos vários gases como os óxidos de nitrogênio e o dióxido de enxofre, entre outros.
Nos automóveis a gasolina, a combustão ocorre por explosão. Este processo de funcionamento liberta principalmente hidrocarbonetos, óxidos de carbono e aldeídos.
Tendo ambos combustíveis de derivados do petróleo, os hidrocarbonetos gerados pela gasolina são geralmente mais leves e menos poluidores do que os presentes nos motores a diesel.
Novas tecnologias para reduzir os níveis de emissões poluentes para a atmosfera
A industria automóvel, e a sua utilização na globalidade é uma das mais poluidoras do planeta. Nos últimos anos com a crescente preocupação ambiental, esta tem estado cada vez mais atenta e focada na procura de soluções eficientes no combate ao fenómeno da poluição atmosférica.
Catalisadores
O desenvolvimento e a introdução obrigatória dos catalisadores num sistema de escape, são um exemplo de que é possível reduzir substancialmente as emissões de gases mais prejudiciais para a atmosfera.
Como o condutor pode contribuir para a redução da poluição?
O condutor pode contribuir para a redução de emissão de gases nocivos para a atmosfera. Se utilizar escapes homologados e fizer as manutenções previstas pela marca da viatura, esta simples ação poderá permitir reduzir até 20% das emissões de gases com efeito estufa.
Considera-se entre outros elementos a trocar de: óleo, filtros, velas, calibragem dos pneus, etc.
Um tipo de condução mais eficiente também é um habito que todos os condutores deverão optar
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